quarta-feira, 7 de março de 2012

Há vagas, requisito básico: seis meses de experiência

    Fico indignada quando estou procurando emprego e vejo no anúncio: há vagas, requisito básico: seis meses de experiência. Como uma pessoa que acabou de sair do segundo grau, do curso técnico ou superior  pode ter experiência em algo que acabou de se formar? Pior ainda é quando se vai procurar estágio na área de formação, ressaltando que estágio é para as pessoas que cursam nível técnico, superior e até mesmo ensino médio, sem ter se formado ainda.
    Como as pessoas terão experiência se não passarem por algum estágio? Você se acaba trabalhando para a prefeitura durante nove ou um ano, no final recebe um certificado para comprovar que passou por essa experiência. Na hora de procurar emprego você vai todo esperançoso de que vai conseguir um emprego, por ter experiência suficiente para encarar qualquer "trampo", na hora a atendente do sistema de pesquisa de emprego te diz que sua experiência não vale de nada, pois ela só vale se for comprovada na carteira. Agora a gente tem culpa de a prefeitura não querer assina nossa carteira de trabalho e nos pagar uma miséria para trabalhar vinte horas semanas?
    O mercado de trabalho cobra tanto essa questão de experiência, quando você tem a experiência necessária e você consegue o emprego tão desejado, ai sim você percebe que é tudo uma "burrocrácia", pois o trabalho que é pra ser feito, pode ser feito por qualquer pessoa, até mesmo pelas que não têm experiência para o cargo. 
    A indignação é grande quando você percebe que sua graduação não serve pra nada. Seu diploma vai ficar por muito tempo guardado naquele envelope pardo. As pessoas ainda te indagam o motivo pelo qual você não trabalha na área de formação, parece tão óbvio, mas as pessoas ainda insistem em fazer essa pergunta.
   Ai você fica frustrado, com vontade de mandar todo mundo pros quintos dos infernos e de mandar essa graduação fajuta pro escambau. Experiência?  Pra que? Pra lecionar em minha área de formação? Então pra que que eu fiquei quatro anos dentro de uma faculdade? 

Nenhum comentário: