domingo, 17 de junho de 2012

A velocidade da vida e as coisas de antigamente

    Com a velocidade da vida, e com o avanço tecnológico, que culminou nessa velocidade, andei observando que as coisas boas e simples de antigamente estão sendo esquecidas e deixadas dentro de um livrinho do era uma vez. A velocidade da vida gera a violência e muitas coisas negativas, já a lentidão promove o cuidado com as coisas e com as pessoas. 
    É uma nostalgia dos bons tempos, em que eu ainda nem entendia de fato o que estava vivendo naquele momento. Mas hoje revivendo minhas vagas lembranças vejo que aquele era o tempo. O avanço tecnológico mudou por completo a vida das pessoas. Isso é bom. Isso é ruim. Isso fez com que as pessoas evoluíssem de certa forma. Mas ao mesmo tempo fez com que as pessoas regredissem. 
    Tenho lembranças da década de 90 em que as coisas eram mais simples e mais interessantes. Era interessante descobrir coisas. Hoje não há surpresas nas coisas, há presentes sem surpresas. Há coisas sem lembranças. As cartas chegavam em nossas casas sendo pronunciadas pelo grito do carteiro "carteiro". Hoje elas são arremessadas por cima do muro, pelas gretas do portão, e colocadas nas caixas de correio, e ficam lá morfando por dias, semanas e até meses, tudo pela falta do grito do homem do correio. A mesma coisa são as contas, quando chegava se ouvia o entregador gritando "Coelba", "Embasa", hoje elas são silenciadas nas caixas de correio, quando são colocadas lá. 
    Outra coisa que sinto muita saudade é do sentido das festas comemorativas: Festa de Ramos, Carnaval, Páscoa, São João , Natal e Ano Novo. Estamos em época de São João e comecei a rememorar quando me vestiam com aqueles vestidinho juninos,  e pintavam meu rosto, e traçavam meus cabelos de Maria chiquinha e por fim vinha o chapéu de palha. A festa começava praticamente depois que acabava o carnaval, as pessoas se preparavam para dançar, tinha os ensaios e disputas de quadrilhas juninas. Havia as festas de largo, com comidas típicas feitas em casa. As ruas eram todas enfeitadas pelos moradores, não havia uma rua sem enfeite, parecia até um segundo céu, o de bandeirolas. As cumadres iam uma na casa da outra para preparar os quitutes, ralar o milho, o coco e a mandioca e prosear um pouco. Os vizinhos iam comer uns na casa do outro como forma de camaradagem. E hoje o que vemos? O São João sendo cancelado pelo descaso do governo no que tange problemas sociais, que culminou nesse cancelamento e que vai afetar ainda mais a economia desses lugares. Festas juninas com axé, pagode, samba e sem forró. Todas as festas se transformaram de forma a se organizar em torno do dinheiro. E por isso a tecnologia causou danos irreversíveis para a sociedade. 
    Não sou contra a tecnologia nem a modernização. Sou contra ao que venha causar danos em nossas memórias. Sou contra a promiscuidade que se transformou as coisas: violência, sexo, morte, bebida e dinheiro.  Onde fica as coisas simples da vida, o amor e os gesto de carinho? E olha que as pessoas de hoje pensam que quem pensa dessa forma como eu são antiquadas, de antigamente. De certa forma estão certas, pois quem guarda esses valores é porque já viveu. E quem não viveu acha que vive o melhor dos tempos. Infelizmente não veremos mais as coisas como antigamente, as novas gerações não terão esse prazer, estarão inseridos cada vez mais numa cultura acelerada e sem sentido. 
    Espero viver mais um pouco para poder contar tudo o que vivi. Espero que o mundo de amanhã ainda tenha idosos como no de idoso. Mas idosos com histórias alegres para contar e principalmente com memória.  

4 comentários:

Luana Santos disse...

Nooossa Milena, quanto saudosismo hein?! rsrs. Mas realmente, só quem foi da nossa época, viveu o que vivemos terá noção do que você fala. É bem certo que cada geração sente saudade daquele "seu tempo". Mas fico me perguntando, será que essa geração on line terá algo p/ sentir saudade?! Tudo tão rápido, fugaz. Se sim, sinal de q a memória humana foi reconfigurada.Tenho minhas dúvidas. Embora considere q todo mal ñ está na tecnologia virtual, etc em si, mas no homem. Enfim, parabéns por nos fazer relembram os velhos tempos com tanta maestria rsrs

Luana Santos disse...

Nooossa Milena, quanto saudosismo hein?! rsrs. Mas realmente, só quem foi da nossa época, viveu o que vivemos terá noção do que você fala. É bem certo que cada geração sente saudade daquele "seu tempo". Mas fico me perguntando, será que essa geração on line terá algo p/ sentir saudade?! Tudo tão rápido, fugaz. Se sim, sinal de q a memória humana foi reconfigurada.Tenho minhas dúvidas. Embora considere q todo mal ñ está na tecnologia virtual, etc em si, mas no homem. Enfim, parabéns por nos fazer relembram os velhos tempos com tanta maestria rsrs

Milena Lima Ferreira disse...

Pois é Luana, eu vejo o tempo passar de uma forma tão acelerada que me dá saudade das coisas de antigamente. Mas eu fico me perguntando se essas pessoas desse tempo terá algo pra sentir saudade, assim como você também se perguntou. A memória humana ainda não foi reconfigurada, ela foi e está sendo manipulada. Concordo com você quando diz que o homem é que causa todo mal e não a tecnologia, mas o homem constrói a tecnologia e a usa para o mal. É estranho vivenciar certas coisas no mundo de hoje, às vezes acho que sou um et e estou em Marte rsrsrsrs.

Vampira Dea disse...

Uma sensação de segurança que s tinha com um tempo que demorava mais pra passar, mas tudo muda até o tempo