domingo, 31 de março de 2013

Relacionamento


    Como definir a palavra relacionamento? E um relacionamento? Duas perguntas que na minha concepção são diferentes e difíceis de explicar o liame. Na verdade acredito que assuntos ligados ao campo do coração não sejam fáceis de se explicar e nem necessários.  
    Quando se ama não é necessário explicações. Verdade? Sim e não, pois os sentimentalistas acreditam na primeira concepção, já os realistas procuram sempre uma justificativa para explicar o que sentem por alguém no campo do racional, seja o sentimento bom ou ruim. 
    Por mais que os dicionários e os realistas procurem explicar essa palavra, não basta essas explicações, pois relacionar-se vai muito além de conjecturas e objeções. Às vezes, de tão intensa que é a união chega a ser palpável. Relacionamento está atrelado a respeito que é a base para qualquer tipo de relação. Dessa forma se eu não respeito o outro nunca será estabelecido nenhum tipo de relação entre nós. É aí que está a chave para se entender o que é um relacionamento, NÓS. 
    Se até então o que prevaleceu foi as atitudes e as palavra do outro o que se estabeleceu não foi um relacionamento e sim uma unilateralidade sentimental mais conhecido como egoísmo. Num relacionamento os atos de um não deve influenciar o outro a ponto de ser reciproco porque o outro fez, mas sim por justiça na lei dos homens e por amor no que concerne ao coração tanto do ponto de vista positivo quanto de atitudes negativas.  
    Certas atitudes são inerentes aos seres humanos sejam elas boas ou ruins, por isso não adianta culpar o outro por ser assim ou assado, pois quando o outro é bom, justo e honesto não saímos por aí nos gabando que a "culpa" é do outro por te nos transformado num ser semelhante. O outro será sempre o outro, o algoz, aquele que causa problemas, antipático, rude, grosseiro, simplesmente o outro. Nunca terá o mérito pelas boas atitudes.  
    EU + TU= NÓS. Quando eu não permito certas atitudes sua, certas palavras sua, eu não me permito relacionar-me, eu não permito que você entre em minha vida, eu não permito compartilhar, simplesmente não vivo com você, por você, vivo por mim. Quado nós nos permitimos certas atitudes, certas palavras é porque já amadurecemos a ponto de compreender que dependemos um do outro e nos repeitamos mutuamente, que sabemos compartilhar, ouvir, falar quando preciso e calar quando necessário.