sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal?

    Natal é época de festa, de alegria, de paz, amor e também o dia de pedir perdão a quem magoamos. Natal é época de refazer amizades abaladas por algum conflito durante o ano. É dia de reatar a amizade(s) com fulano(a) ou com cicrano(a).
    Natal também é época de reunir a família em torno de uma mesa repleta de comidas típicas da época. Muito panetone, chester ou peru, muitos doces e salgados. Bebida também não fica de fora. Tem vinho, cerveja  para os adultos e para as crianças tem suco de uva ou de qualquer outra fruta, pois ninguém é obrigado a tomar suco, ainda mais de uva. 
    Natal simboliza tantas coisas. Mas será que estamos em clima de Natal? Será que nossas ações representam o Natal? Do que adianta refazer amizades, se por trás de nossas ações está algum interesse sórdido? Do que adianta sentar na mesa com a "família", se os corações estão amargurados e estão um em frente ao outro resignados, com dor de cotovelo e com vontade de pegar uma faca ou um garfo e furar o olho do outro que acabou de beijar na face?
    Natal é época de presentes, de roupas caras, de perfumes importados, de sapatos da moda, de celulares bacanérrimos, de cestas natalinas e de um vale compras de presente. Natal é época de gastar, e se você não comprar um presente bacana, saiba que nem vão olhar em sua cara. Natal é feito de relações capitalistas. Não existe mais amor, não existe mais amizade e humildade nos corações das pessoas. 
    Natal é época de fingir gostar de todos que convivem com você dentro de casa. Do seu chefe, e de seus colegas de trabalho. Todo mundo gosta de todos os seus amigos, sejam eles virtuais de redes sociais de relacionamento ou de seus amigos reais, de carne e osso, e repassam, mesmo que seja uma pessoa que você não fala a milhões de anos,  aquelas lindas mensagens desejando muita paz, muito amor e prosperidade. Mas na verdade você só quer dizer para muitos que deseja mesmo é que ela se foda e o escambau. 
    Também não vou generalizar, sei que em muito lares o Natal simboliza paz, amor e alegria. E que de fato o Natal tem uma certa importância para eles. Mas, por favor, tenham consciência das mensagens que andam espalhando por aí. Não mandem mensagem para aqueles que não querem só para manter a aparência. Se você gosta da pessoa, beleza, viva!. Mas se não gosta deixe-a em paz, há outras pessoas que gostam. Faça sua parte e mantenha-se distante de toda e qualquer hipocrisia. Pois não tente justificar suas ações só porque é Natal. 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O caos do mundo no século XXI

    O mundo está em caos. Na verdade nem sei se um dia ele chegou a estar em harmonia. As coisas me parecem tão estranhas hoje, e olhe que não tenho tanta idade assim. Olho para as pessoas e tenho medo delas. São tão estranhas aos meus olhos, me metem medo. Suas faces desconfiguradas, seus olhos arregalados, com cara de que querem fazer algum mal. 
    Depois de dois assaltos, vivo em alerta constante. Olho para as pessoas e sinto que elas querem me assaltar. Como diz o ditado "gato escaldado tem medo de água fria". Outro dia estava conversando com alguém, mas não me lembro quem, e essa pessoa disse que tinha muito medo de andar em ônibus, pois ao seu lado sempre senta pessoas que nem fazemos ideia de quem são, dos crimes que cometeram e daí por diante. Depois desse comentário fiquei em alerta constante. Quase uma neurose. 
    Não sento ao lado de homens com caras estranhas ou mal encarados, só sento ao lado de mulheres e de preferência na janela. Mas, essa pessoa também disse que podemos esperar tudo hoje, inclusive das mulheres, que até elas podem nos surpreender. É assim fica difícil. O que fazer? Não sair de casa? É como me sinto, uma prisioneira que se encontra presa no próprio mundo. Tenho que me trancafiar em casa e deixar os bandidos soltos pelo mundo para se sentirem livres, leves e soltos. Veja se isso pode? 
    Mas, é assim que o mundo vai ficar. Se transformará numa cela ao ar livre. E o que faremos? Temos que aceitar e ficar calados com a situação, falar não vai adiantar e é até capaz de sofrermos por isso. O jeito é mudar de planeta, porque esse já não dá mais nada. 
    Prefiro nem mais olhar para as pessoas, pois sei que se continuar a olhar o medo tomará conta de minha vida e não poderei mais fazer nada. Finjo superar todos os medos e continuo a viver minha vida. Mas, na verdade ando sempre alerta, com olhos nas costas também, vejo por todos os lados, escuto até os sussurros.    
    As pessoas também andam agindo de modo tão estranho, fazem coisas malucas, falam coisas sem sentido ou como dizem "sem pé nem cabeça". O mundo anda virado de cabeça para baixo, se isso é possível. O riso das pessoas se tornam esquisitos, já não sabemos se riem, se ironizam ou se choram. As pessoas pelo horário da manhã acordam de forma tão estranhas, com caras de quem comeu e não gostou. Na sexta-feira as pessoas agem de forma tão estranhas. Na segunda-feira, depois do final de semana ou de feriado, as pessoas agem de forma tão estranha. 
    As pessoas se transformaram em seres tão estranhos, e não venham me dizer que são em ET's, pois esses já conhecemos, e elas nada se parecem com eles. Acho que estão sendo abduzidas por seres extraterrestres e agindo de forma dissimulada. Vamos acreditar nisso para consolar nossa alma e fingir que há salvação. O que fica claro, ao passar dos anos, é que as coisas mudam de acordo com as transformações do mundo. E fico a me perguntar como será o mundo daqui a uns dez anos? Espero está viva para poder ver com meus próprios olhos o que seremos.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A gente procura tanto por alguém....

 
A gente procura tanto por uma pessoa. A gente encontra essa pessoa. A gente se apaixona por essa pessoa. A gente namora essa pessoa. Aí já viu né? A gente ama essa pessoa. Depois essa pessoa se torna parte de nossas vidas. De repente nossas vidas giram em torno da felicidade dessa pessoa.

    Nem tudo é perfeito, quando a gente descobre isso não tem mais jeito, o amor já tomou conta de nossos corações. O amor é maior que tudo, maior que qualquer briga. É aí que a gente descobre o quanto amamos essa pessoa. Aí a gente descobre que estamos crescendo e virando adultos de verdade. É aí que a gente faz planos para casar, pra ter filhos, construir uma casa e dentro dela depositar todos os nossos sonhos e planos de felicidade. É depois da primeira briga é que se descobre que se pode perdoar a quem se ama. A gente briga na verdade pelo simples e sublime motivo de amar. 
    O que a gente mais quer na verdade é acertar, mesmo errando. Mas, errando estamos seguindo o caminho para fazer a outra pessoa feliz. Não erramos por querer, mas por tentar. É assim a lei da vida, e por mais que você diga que isso não vai acontecer com você é um engano que momentaneamente massageia o ego. Contudo em um momento você vai descobrir que quando você dizia que ter filhos e casar não era pra você, apenas queria se enganar e se fingir de forte diante das coisas fatídicas da vida. 
    A vida é assim, a gente sempre encontra aquela pessoa que estávamos esperando a tanto tempo. Entretanto precisamos ser sagazes para enxergar essa pessoa, e não deixá-la passar vai de nosso encantamento e vontade de ficar para sempre na vida dessa pessoa. 
    Acredito que amadurecimento não é apenas se torna adulto aos 18 anos, ter um emprego ou um(a) namorado(a). Pode-se ter 30 anos por fora, mas por dentro a pessoa ainda é uma criança ou age pior que uma criança não levando nada a sério.  Amadurecimento é justamente enxergar as qualidades e defeitos que se tem. E claro melhorar no que se acha necessário, pois, às vezes, a pessoa acha que os defeitos não são tão graves assim. Amadurecer é ser. Amadurecer é querer ser sempre o melhor que se é. Amadurecer é amar e ter consciência que sua vida é mais do que se pensou. Amadurecer é pensar em dois e não egoisticamente em si, em um.
    Encontrar a pessoa certa é amadurecer e ter consciência de que o amor é essencial e de que a outra pessoa é o complemento da vida, que só ninguém vive, mas que junto, com responsabilidade a vida se torna mais interessante, agradável e feliz.