quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aos senhores pais e responsáveis pelo dia das crianças

                              

    Antes de começar, vou externar algo que observei nesse dia 12 de outubro, assim como todos os anos ando observando. Eu nunca vi tanta criança em minha vida quanto eu vi nesse dia das crianças. Aonde é que os pais guardam seus filhos? Deve ser dentro do armário, debaixo da cama, atrás da porta ou em qualquer outro lugar que eles possam ficar bem escondidinhos, ou então a taxa de natalidade cresceu muito do ano passado pra esse ano. Das duas uma, qual? Não sei.
    Também quero dizer aos senhores pais e responsáveis que o dia das crianças não é apenas no dia 12 de outubro, tenha consciência que vocês deve levar seu filho a lugares culturais e decutivos todos os dias do ano, além óbvio de dar amor e carinho, coisas que alguns pais inresponsavéis, acham que só deve dar no dia 12, e olhe á ainda.Deve ser por isso que vi tantas crianças na rua nesse dia 12 de outubro de 2011.
    Também quero deixar registrado minha indignação aos senhores pais que abandonam seus filhos nas ruas ou os colocam para pedir esmolas. Criança tem que ser criança. No dia 13 de outubro, meu coração ficou partido ao ver uma criança na sua faixa etária de uns 7 a 8 anos dentro do ônibus pedindo esmola.
 Também quero deixar registrado que tem muitas crianças nos orfanatos precisando de pais ou responsáveis legais, que sejam responsáveis de verdade. Filho não é somente aquele que nasce de dentro de nossos ventres, mas também aqueles que podemos dar amor e carinho, mãe e pai são aqueles que criam, independente do sangue que correm nas veias.
    Todo dia 12 de outubro me entristeço, pois sei que milhões de criança estão abandonadas na rua, pedindo esmola, estão fora da escola, e moram sozinha nas ruas. Além de estar usando drogas e perdendo toda esperança de um dia ter uma casa ou alguém que se importe com ele de verdade. Mas tristes ainda é ver as lojas, os shoppings entupidos de brinquedos e de pais que compram o melhor para seus filhos, brinquedos esses que acabam indo para o lixo depois de ser pouco utilizados. Enquanto tem milhões de crianças que nunca receberam sequer um brinquedo na vida.
    Só me vem na cabeça a imagem dessas crianças de rua olhando pela vitrine um simples brinquedo que elas tanto querem receber no dia das crianças. Também fica a imagem de crianças olhando e esperando receber alguma comida, enquanto muitos estão no MecDonalds, Bobs ou sei lá mais onde comprando e jogando comida fora.
    Quando é que as pessoas vão tomar consciência da situação do mundo, e de que nossas crianças estão sendo mortas ou esquecidas nas ruas. Amor e carinho não se dá apenas para aqueles que conhecemos, mas um gesto de carinho e solidariedade não dói e não custa nada. Quem não tem dinheiro também pode dar o melhor que tiver, pois para amar ao próximo não precisa ter dinheiro, basta dar o melhor de si. Fica só o recado.  

Alugo minha língua







                          alugo_minha_lingua
    Alugo minha língua, peça dirigida por Fernando Guerreiro, estava, e infelizmente não está mais em cartaz no Teatro Vila Velha. O espetáculo discute, através de uma encenação marcada pela linguagem da performance e com um viés musical acentuado, as relações entre a perversão humana, a sexualidade e a sociedade de consumo. A peça visa explicitar, à luz do conceito de modernidade líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, como a urgência e a espetacularização da sexualidade nas sociedades contemporâneas resultam no esvaziamento das relações humanas e no tédio.


    Assim como a primeira ação do Supernova Teatro – o espetáculo “Os Enamorados” – o objetivo é proporcionar ao público uma experiência artística instigante, que ultrapasse o momento da fruição do espetáculo e se estenda desde comentários na internet a ousadas discussões em mesa de bar. Alugo Minha Língua discute os conceitos e limitações que a vida em sociedade impõe às expressões comportamentais de cada indivíduo. O projeto foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz em 2010da FUNARTE/Ministério da cultura
    A peça é realmente muito instigante, para quem viu vai ficar a saudade e a vontade de ver novamente, para quem não viu vai ficar na vontade e na expectativa de entrar em cartaz em outro teatro, e tomara que entre meso, pois eu a verei de novo. Para os falsos moralistas de plantão, os hipócritas e demagogos que não vão ao teatro ou até que vá, acredito ser necessário veem essa peça, para quem sabe cair na real.  O melhor momento da peça foi o final, apesar de todos os momentos terem sido bons. Mas, o final para uns foi chocante, para outros e acostumados  ao teatro foi normal. óbvio que não contarei o final, quem não viu vai ficar na curiosidade, mas fazer o que os atores fizeram não foi exagero, mas para uns podem ter visto como desnecessário, mas até omnde é desnecessário e porque foi desnecessário? 
    No dia em que fui ver a peça, a sala do teatro Vila Velha lotou e não deu para quem quis naquele dia. As cadeiras principais estavam lotadas os pessoas que respiravam um ar de superioridade e intelectualidade, e que creio que esses sim ficaram assustados com o que viram. Só tenho a dizer que a peça é muito boa, uma das melhores que já vi, além é claro de "Uma vez nada mais", de Hebe Alves, em cartaz no Teatro Jorge amado, na Pituba.  

domingo, 16 de outubro de 2011

CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DE LAURO DE FREITAS

CURSO PREPARATÓRIO - CONCURSO DE LAURO DE FREITAS – 2011

INTRODUÇÃO

O curso preparatório tenta oportunizar a todos, em especial aos cidadãos de Lauro de Freitas, com o objetivo em preparar essas pessoas para realização das provas, pois aqueles que obtiverem o maior número de acertos poderão concorrer à respectiva vaga, segundo edital 2011 desse município.



OBJETIVO

- Explanar sobre os conhecimentos pedagógicos para professores;

- Relatar as principais técnicas hospitalares para os técnicos de enfermagem;

- Explanar sobre os conteúdos de matemática e português.



METODOLOGIA

Aulas expositivas com debates e resolução de exercícios para as áreas de português, matemática, técnico de enfermagem e conhecimento pedagógico.



CRONOGRAMA

INICIO – INSCRIÇÃO: 19.10.11 À 25.10.11

INÍCIO DAS AULAS: 25.10.11

TÉRMINO: 19.11.11

DISTRIBUIÇÃO DE HORÁRIO:

- SEGUNDA-FEIRA: MATEMÁTICA – HORARÍO 19:00 – 21:30H

- QUARTA-FEIRA: TÉCNICO DE ENFERMAGEM – HORARÍO 19:00 – 21:30H

- QUINTA- FEIRA: PORTUGUÊS – HORARÍO 19:00 – 21:30H

- SEXTA-FEIRA: MATEMÁTICA – HORARÍO 19:00 – 21:30H

- SÁBADO: MANHÃ – CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS – HORARÍO 8:00 – 12:40

                   TARDE – PORTUGUÊS – HORARÍO 13:30 – 16:00H


LOCAL: IGREJA BATISTA - RUA DA ENTRADA DA FÁRMACIA CENTRAL - LARGO DO CARANGUEIJO