domingo, 17 de junho de 2012

O amor e o efeito da modernidade

    Amar na atualidade é muito complicado. É difícil achar uma pessoa para amar no século XXI, mas não impossível. O que me fez escrever essa postagem? Não foi pela falta de amor ou por decepção amorosa, mas devido a alguns relatos que venho escultando a alguns dias. E por incrível que pareça não foi apenas um ou dois, mas vários relatos.
   Outra coisa que me motivou foi um texto intitulado "Amor líquido - A fluidez dos relacionamentos na atualidade. O que me faz lembrar que é o título de um dos livros de Zigmund Bauman, que trata das relações efêmeras, que como o autor diz é a marca da modernidade. Então quer dizer que ser moderno é não ter amor? Na verdade eu não sei a resposta da minha pergunta, mas é o que parece estar acontecendo com as pessoas, a falta de amor. Em todos os sentidos.
    As pessoas hoje não se relacionam, elas ficam, elas pegam, eles dão uma rapidinha. E depois? Não existe o depois, existe apenas o agora, o logo. Depois como muita gente diz é: "beijo e tchau". Não existe mais respeito com os sentimentos das pessoas, parece uma febre que assola milhões de pessoas. De repente você encontra alguém, vocês se conhecem, começam a namorar. Mas de repente ainda, essa pessoa vira pra você, isso é quando terminam a relação pessoalmente, quando não acontece por telefone, pior ainda é pelas redes sociais, e o facebook é campeão nisso, e diz: não dá mais, você merece pessoa melhor do que eu, e eu não sou essa pessoa, te desejo toda felicidade do mundo". Aí você se pergunta: "como assim?" Se ainda ontem vocês trocavam juras de amor eterno.
    Aí que a gente para pra pensar e fica a se perguntar se a culpa não é nossa. Sim a culpa é nossa com toda certeza. Nos apaixonamos e quando isso acontece, e a outra pessoa percebe que estamos dispostas a tudo, o que acontece? Elas brincam com nossos sentimentos, como se fossem brinquedinhos de estimação. A gente sente ódio, rancor, raiva, mas não pode fazer nada. Apenas nos blindamos para os próximos relacionamentos. Ficamos mais espertas, mais atentas às pessoas que se aproximam da gente.
    Quem hoje escreve cartas de amor? Soa ridículo não é? Tenho certeza que quem leu essa frase pensou: pra que escrever carta de amor, se eu posso mandar um torpedo, um scrapp ou um comentário no facebook? Então caro leitor, eu sou ridícula. Sou do tipo que escrevo, ponho no correio e aguardo ela chegar até a residência da pessoa ou escrevo e entrego nas mãos da pessoa.
    As pessoas já não sabem mais o que é romantismo. Dizer eu te amo é clichê, e as pessoas acham que essa é a única forma de demonstrar amor, dizer eu te amo qualquer um diz, até se eu ensinar ao meu papagaio. Demonstrar amor é ter atitude! Demonstrar amor não é comprar o coração do outro com presentes, você conquista o coração do outro com gestos românticos, que foram perdidos com o tempo, uma rosa roubada da roseira do vizinho que salta ao muro de sua casa, um chocolate em formato de coração com um bilhetinho escrito nele. Um simples eu estarei com você em todos os momentos de sua vida, e não só dizer, mas fazer quando realmente for necessário.    
    Amar é respeitar o tempo, o espaço e o limite das pessoas. Amar é dizer a verdade, mesmo que essa verdade doa ou venha trazer alguns transtornos pro casal, nada que o tempo e o diálogo não venham colocar cada coisa em seu lugar. Às vezes a gente acha que não está pronto para amar alguém. A gente nunca está pronto, principalmente pelo fato de que cada pessoa que encontramos no caminho é única, dessa forma não podemos agir da mesma forma com todas elas. A gente tem que estar sim é disposta(o) a todo momento a querer amar, incondicionalmente. A gente tem que querer o bem às pessoas. 
    Não ame pela metade, não ame quando der, não ame quando você tiver tempo para o outro, ame por inteiro, ame de verdade, pois as pessoas nem sempre estarão dispostas a esperar pela sua boa vontade. As pessoas reclamam que está difícil de se relacionar hoje com alguém por muito tempo, mas o que é que elas fazem pra isso acontecer de fato? Nada. Continuam a fazer as mesmas coisas achando que estão agindo da forma correta, por que o erro nunca é nosso e sim do outro. As verdades são muitas, o que falta é o amor.  Como diz um poeta que amor tem haver com lentidão, e todo tipo de violência tem haver com a velocidade. Quem sabe se essa falta de amor não seja pela velocidade e correria das pessoas e coisas  na atualidade?

Nenhum comentário: