sábado, 24 de setembro de 2011

    Não poderia deixar de responder a um comentário que foi publicado na postagem anterior "Machismo é igual a ignorância". Vamos começar pelo simples conceito de  Feminismo, que é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campo. As mulheres reivindicavam não só a igualdade jurídica e o direito a voto, mas também a equiparação de salários. 
    A partir do momento em que as mulheres se mostraram capazes de contribuir para o sustento de suas famílias, não foi mais possível tratá-las apenas como donas-de-casa ou objetos de prazer (condição essa realizada pelos "machos" da casa). As difíceis condições de trabalho impostas às mulheres conduziram-nas a reivindicações que coincidiam com as da classe operária em geral. É, pois, dessa época que data a estreita relação do feminismo com os movimentos de esquerda.
    Já o machismo, pelo contrário, não reivindica nada e não tem nada de bom para oferecer. Machismo ou chauvinismo masculino é a crença de que os homens são superiores às mulheres. O que na verdade é uma insegurança masculina de perder o lugar para o sexo que eles costumam designar como "frágil". Ninguém é superior a ninguém, todos os seres humanos são iguais em seus direitos e deveres. O que falta na verdade do homem para com a mulher é o respeito!
    É bastante comum a idéia de que o feminismo é um equivalente direto ao machismo, o que é a principio equivocado, já que o feminismo apregoaria em primeiro plano a igualdade de direitos para as mulheres e a libertação feminina de padrões e situações opressoras da sociedade patriarcal. O machismo usa da força e da violência praticada pelo macho. Ser machista é ser retrogrado e ignorante. Além desse agressor, existem mulheres que continuam a ser espancadas, a ter suas faces disformes pelos seus companheiros, pais e irmãos ou outras pessoas que não são do círculo familiar. E não adianta dizer que não!
    O movimento feminista não funciona a base de violência! As feministas não saem às ruas espancando os homens. E se você perceber, caro anônimo, o feminismo só existe por causa da imposição masculina que não é algo que existe apenas no século XXI. Mas, existiu desde os homens primitivos da caverna. Os homens sempre impuseram sua violência sobre o sexo feminino.  Tal qual o feminismo é um atraso
    Quando coloquei minha opinião a respeito do fato, eu não estava sendo feminista, e se fosse não tereia problema nenhum, pois todos nós temos o livre arbítrio de fazer as escolhas que achamos imprescindíveis para a nossa sobrevivência. . Acho o movimento interessante e apoio. Eu estava apenas colocando a minha opinião, que acredito ser justa sobre o ocorrido. 
    Simone de Beavoir, Betty Friedan e Kete Millet são ótimos exemplos de escritoras feministas, feministas e bem sucedidas em suas vidas profissionais e pessoais. Então é isso!

Nenhum comentário: