quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Memória olfativa


    O cérebro é muito poderoso. Através dele podemos acessar os diversos sentidos de nosso corpo. Ligá-lo aos sentidos é muito importante para poder ter percepções e emoções. O olfato, o bulbo olfativo, faz parte do sistema límbico cerebral, área associada com a memória, e que é chamado de "cérebro emocional". Através do olfato podemos voltar a nossa infância, ou a lembranças que marcaram positiva ou negativamente as nossas vidas. 
    Através do cheiro podemos trazer à tona milhares de lembranças, sensações, emoções. Além de que sentir um cheiro bom pode ajudar a melhorar o humor e a influenciar o desempenho no trabalho, eu bem que sei disso. O olfato é o primeiro órgão do sentido a se desenvolver embriologicamente. A memória olfativa é formada quando criança, ou melhor, antes mesmo de nascer, ainda no útero da mãe. Por isso é importante deixar as crianças bem longe do cheiro de cigarros, bebidas ou produtos químicos, pois esses cheiros, ao crescer, as crianças podem mostrar a preferência por esses odores, mesmos que eles sejam ruins. 
    Os cheiros guardados na nossa memória geram respostas condicionadas, ou seja, uma vez sentido o cheiro de um perfume, o guardamos na memória, e quando o sentimos novamente fazemos a ligação às emoções e sensações que sentimos pela primeira vez. Quando você sente o cheiro novamente, a ligação já está lá, pronta para produzir uma memória ou um humor. O bulbo olfativo tem acesso muito intimo à amígdala, que é responsável pelas emoções, regulador da agressividade e do comportamento sexual. Juro pra vocês que quando li isso, achei que eram as mesmas amígdalas que se localizam em nossa boca, mas não são elas não, e nem sabia que em nosso corpo existia outra. Mas existe sim, a amígdalas cerebelosas ou grupos de neurônios. 
    A memória olfativa não é padronizada, ou seja, ela não é sentida da mesma forma por todas as pessoas. Um cheiro pode ser agradável para uma pessoa e para outra não, óbvio, não gostaria de sentir o cheiro de certas drogas que outras pessoas sentem e acham maravilhosas. Mas, se vocês pensam que a memória olfativa humana é a melhor, vocês estão redondamente enganados, pois perto da dos animais a nossa é completamente rudimentar. Também pudera, apesar de sermos considerados racionais, sempre achei os animais superiores a nós humanos, perto deles não somos nada.
    A memória humana pode ser comparada com a de um computador, quando vamos digitar algo em um site de busca, nele já estão registrado milhões de coisas, que alguém, um dia acessou pela primeira vez, e nessas milhões de coisas sempre conseguimos achar aquilo pelo qual procurávamos.
    Porque falar em memória olfativa? Pois ontem disseram-me que sentiram três vezes o meu cheiro durante o dia. Fiquei feliz em sabe que alguém gosta do meu cheiro. Tenho um cheiro característico na pele, que não os de perfume nem de produtos de beleza. O que me faz lembrar agora do filme "Perfume"- que é a história de um assassino, que nasceu numa feira, debaixo de uma banca de peixes. Seu parto foi feito com um facão, o qual sua mãe tratava os peixes que vendia. Ele nasceu com um dom muito raro, o de sentir cheiros que ninguém seria capaz de sentir normalmente. Daí ele vira aprendiz numa perfumaria e supera o dono da perfumaria com os seus belos perfumes. Mas esse dom faz com que ele se interesse em capturar cheiro humanos, ou seja, ele captura as mulheres mais belas, mata-as e retira de seu corpo sua essência, que são colocadas em frascos.
      Mas, a minha memória olfativa não tem nada haver com esse filme, foi só para mostrar o poder da mente de uma pessoa. A minha memória olfativa é muito boa, me traz muitas lembranças e muitos humores, chego até mesmo a rir sozinha às vezes. Perfume é o meu fraco. Sou viciada por perfume, e o meu favorito é o humor 5 da Natura. Quando sinto o cheiro dele me dá vontade de morder, mastigar a pessoa que está usando ele. Ele me trás uma sensação muito agradável de leveza, sensualidade. Seu cheiro adocicado me faz viajar em nuvens.
    Amo a maioria dos perfumes que sinto o cheiro. Não tenho apenas um perfume preferido. Já usei muitos perfumes, e dentre eles posso dizer que gosto de todos. Fiorucci, Free, Amó Amasso, humor 5. Tenho preferência pelos amadeirados, adocicados e masculinos, pois são bem fortes. Dentre os que não usei, mas que já senti na pele de outras pessoas tem o Arbo, Floratta (todos), Essencial, Amor América,   Malbec, Accordes (esse é maravilhoso), dentre muitos outros que não lembro agora.
    Todos esses perfumes me trazem sensações, lembranças muito agradáveis e muita felicidade. É como se cada nota deles fossem notas musicais que me fazem dançar, rir e cantar de alegria. A minha memória olfativa também é muito boa, além de minha memória fotográfica. Se eu fechar os olhos e me concentrar, ou se eu estiver pensando em alguém, consigo sentir o cheiro de uma pessoa sem que ela esteja perto de mim.
    Quando estava amando, ou melhor, esse amor sempre esteve aqui em mim, e pelo visto continua bem quietinho lá no fundo de meu coração, eu consigo senti o cheiro do perfume de "meu amor" dentro dos ônibus, na rua, nas pessoas, sozinha em casa, quando vou dormir, quando fico parada pensativa e só o seu cheiro me vem ao nariz ou por incrível que pareça essa postagem tem o seu cheiro. Toda vez que sinto o seu cheiro me lembro dos momentos maravilhosos que vivemos, de nossos risos, das brigas e de bons papos que tivemos. Está tudo guardado no cérebro, tanto na parte visual, fotográfica, quanto na parte olfativa. E se eu perder uma dessas memórias as outras substituirão perfeitamente a perdida, sem danos aparentes a perda dessas lembranças.
    Não acredito muito em amor à primeira vista, diria que existe amor ao primeiro cheiro, pois o cheiro pode causar muitas sensações nas pessoas, mesmo que alguém ache a outra insossa. Não existe nada melhor do que está ao lado de alguém que tenha um bom cheiro, que use um bom perfume. O papo fica mais agradável, e a conversa rola entre abraços e beijos, isso se ambos quiserem né! Se conheço uma pessoa hoje, a primeira coisa que vou elogiar nela, não é o cabelo, não é a roupa, nem tão pouco o físico, mas se ela estiver usando um bom perfume, com certeza receberá inúmeros elogios meus. Beleza não se põe em mesa, mas um bom cheiro se trás ao nariz e agrada a todos. E vocês, que memórias tem? 
    

Nenhum comentário: