segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Medo que dá medo do medo que dá"

    Como estudante de letras vernáculas, Guimarães Rosa é um autor muito requisitado. Comecei a gostar dele quando uma docente da faculdade, miseravona por sinal,  na qual eu estudo, me fez ler "Famigerado", texto do mesmo autor e que eu me apaixonei. Mas, o assunto que relaciona Guimarães Rosa a essa postagem é o medo. Pois no texto o Jagunço amedronta a todos e ao homem letrado e o médico, que conseguem driblar a bravura do jagunço através da ambiguidade das palavras.
    O que me fez vir aqui e falar sobre o medo foi o tema da eliminação do Big Brother Brasil de hoje: medo. Em que o apresentador, Pedro Bial citou Guimarães Rosa. Como sempre, acho o Bial muito inteligente, e as crônicas e citações dele são magistrais. E hoje ele citou o Rosa, não sei exatamente se o trecho que ele citou é de "Grande sertão veredas" ou de "Famigerado." Mas, na hora me remeteu ao segundo texto, pois é muito bom, e o medo é muito presente. 
    Geralmente abrimos a boca pra dizer que não temos medo, mas no fundo sabemos que ele é bem presente em nossas vidas. E sem ele não temos a noção de limite, e até mesmo do próprio medo, que pode ser bom para poder nos fazer caminhar. Eu tenho a mania de dizer que já sofri tudo que tinha de sofrer, e com isso perdi o medo das coisas. Mas, na verdade tenho medo de muitas coisas. Coisas essas que tenho certeza que são comuns a todos nós mortais. 
    O meu principal medo é perder as pessoas que amo. De uma forma ridícula, penso que elas não podem me abandonar dessa forma. Eu sei que isso não tem lógica, mas o medo não tem lógica alguma.  Tenho medo de morrer afogada, ou queimada, apesar de querer ser cremada quando morrer. Mas, daí é uma outra situação, eu já estarei morta e não sofrerei nada com tal ato. Não lembro se tenho medo de bichos. Fobia, só   de multidão, me apertando, me deixando sem ar. Medo de perder uma perna ou algum membro que me invalide, pois tenho medo de perder a "independência". Altura, sim muito medo, tenho vertigens só de olhar dois andares abaixo de meus pés. 
    O principal, medo de morrer? Não, pelo menos creio que não tenho medo da morte. Deve ser por não ter visto-a de perto ou passado por alguma situação de sufoco. Mas, acredito não ter, até por já ter pensado em fazer besteiras, que não valem a pena serem contadas aqui. Morrer é um fato inevitável em nossas vidas, apesar de podermos evitá-lo em certos momentos e nós mesmos cuidarmos de prolongar mais as nossas vidas. Não tenho medo de falar em morte. Não tenho medo de um dia morrer. Só não acho justo tirarem a vida das pessoas antes do tempo previsto por Deus. 
    O que eu faço para poder aplacar esses medos? Na verdade não faço nada, apenas convivo com eles, pois eles me são utéis em alguns momentos, principalmente quando se quer dar alguma desculpa, só pra não fazer certas coisas. Aprendi a lidar com eles, e na verdade não fiz muita coisa por ter medo do medo. 
    Tenho medo de altura, mas sou louca para pular de bungee jump, para poder matar esse medo de altura. Se não morrer na queda, não morro mais. Tenho medo de morre afogada, mas sou louca para aprender a nadar, a dar pulos na piscina sem precisar descer pela escada e ficar agarrada na borda, ou de pular nas ondas do mar, sem precisar ficar nas poças, junto às pedras.  Em relação a fogo não tenho vontade de fazer nada para me queimar, pelo amor de Deus, isso já seria loucura demais né? Nem fogos de artifício eu estouro em época de São João, e nem tenho vontade. 
    O medo me faz lembrar da letra da música de Lenine e Julieta Venegas, miedo. Música que diz tudo sobre o medo. E recomendo às pessoas a dose ideal do medo, pois ele nos é imprescindível! Viva a existência do medo em nossas vidas, pois sem ele a humanidade já teria se matado, e só restaria os seres racionais de fato: os animas. Deixo aí a letra da música, divirtam-se e tenham medo.


Miedo
    Lenine e Julieta Venegas.

Tienen miedo del amor y no saber amar 
Tienen miedo de la sombra y miedo de la luz 
Tienen miedo de pedir y miedo de callar 
Miedo que da miedo do miedo que da 

Tienen miedo de subir e miedo de bajar 
Tienen miedo de la noche y miedo del azul 
Tienen miedo de escupir e miedo de aguantar 
Miedo que da miedo do miedo que da 

El miedo es una sombre que el temor no esquiva 
El miedo es una trampa que atrapó al amor 
El miedo es la palanca que apagó la vida 
El miedo es una grieta que agrandó el dolor 

Têm medo de gente e de solidão 
Têm medo da vida e medo de morrer 
Têm medo de ficar e medo de escapulir 
Medo que dá medo do medo que dá 

Têm medo de ascender e medo de apagar 
Têm medo se espera e medo de partir 
Têm medo de correr e medo de cair 
Medo que dá medo do medo que dá 

O medo é uma linha que separa o mundo 
O medo é uma casa aonde ninguém vai 
O medo é como um laço que se perta em nós 
O medo é uma força que não me deixa andar 

Tienen miedo de reir y miedo de llorar 
Tienen miedo de encontrar-se y miedo de no ser 
Tienen miedo de decir y miedo de escuchar 
Miedo que da miedo del miedo que da 

Têm medo de parar e medo de avançar 
Têm medo de amarrar e medo de quebrar 
Têm medo de exigir e medo de deixar 
Medo que dá medo do medo que dá 

O medo é uma sombra que o temor não desvia 
O medo é uma armadilha que pegou o amor 
O medo é uma chave que apagou a vida 
O medo é uma bracha que fez crescer a dor 

El miedo es una raya que separa el mundo 
El miedo es una casa donde nadie va 
El miedo es como un lazo que se apierta en nudo 
El miedo es una fuerza que me impide andar 

Medo de olhar no fundo 
Medo de dobrar a esquina 
Medo de ficar no escuro 
De passar em branco, de cruzar a linha 
Medo se achar sozinho 
De perder a rédea, a pose e o prumo 
Medo de pedir arrêgo, medo de vagar sem rumo 

Medo estampado na cara 
Ou escondido no porão 
Medo circulando nas veias 
Ou em rota de colisão 
Medo é de Deus ou do Demo? 
É ordem ou é confusão? 
O medo é medonho 
O medo domina 
O medo é a medida da indecisão 

Medo de fechar a cara, medo de encarar 
Medo de calar a boca, medo de escutar 
Medo de passar a perna, medo de cair 
Medo de fazer de conta, medo de iludir 

Medo de se arrepender 
Medo de deixar por fazer 
Medo de amargurar pelo que não se fez 
Medo de perder a vez 
Medo de fugir da raia na hora H 
Medo de morrer na praia depois de beber o mar 
Medo que dá medo do medo que dá 
Medo que dá, medo que dá medo do medo que dá 


E VOCÊ TEM MEDO DO QUÊ?????? 


Nenhum comentário: