sexta-feira, 7 de maio de 2010

Preconceito "burrocrático"

    É engraçado. Na verdade, não sei nem quem ou o que é engraçado, se a vida, se sou eu ou se somos nós seres humanos, que de tão racionais, acabamos nos tornando irracionais. Fazemos pré-julgamentos das pessoas, ridicularizamos ou até mesmo as ignoramos. Agora me pergunto porque e para que? Muitas pessoas usam desse artificio para se darem bem na vida, às custas dos outros ou até mesmo nas mazelas dos outros.
    No meu caso, a engraçada sou eu, pois todas as vezes que julguei as pessoas, acabei fazendo julgamentos errados. Por qual motivo as julguei? Simplesmente, pela primeira aparência, pelo primeiro gesto, pelo primeiro olhar ou até mesmo pela primeira atitude "errada" - o que é errado para um pode não ser errado para o outro - em relação ao outro, ou pior, por influência de outros, que é pior ainda. Dar oportunidade a elas, é dar oportunidade à mim mesma de conhecer o mundo, suas particularidades e suas verdades, se é que elas existem, inabaláveis e até mesmo inaceitáveis.
    Essa é a vida tirando sarro de minha cara, pois hoje encontro-me aqui, revendo meus julgamentos e posicionamentos em relação às outras pessoas. Um dia quem julguei, hoje são pessoas extremamentes próximas a mim. Pessoas incomparáveis, geniais, de face tão limpida quanto a minha, de sentimentos tão belos quanto os meus, de vontades tão próprias quanto as minhas, de serem humanas tanto quanto eu, simplesmente de terem uma vida, não importa se "melhor" ou "pior" que a minha, são vidas que merecem ser vividas e aplaudidas. Preconceito nunca mais!

Nenhum comentário: