domingo, 28 de outubro de 2012

Teleoperador

telemarketing2 Dicas Para Ser um Bom Profissional do Telemarketing
   Essa é a imagem que a maioria das pessoas têm de um operador de telemarketing, sorridente, pronto para atender e solucionar os problema, sejam eles quais for, mesmo os que não estão ao nosso alcance. Verdade? Mentira!

   O fato é que a maioria das pessoas não têm noção de como se comportar durante o atendimento, não só por parte dos clientes, mas por parte dos operadores. Mas o que leva as pessoas a agir dessa forma? As pessoas estão deixando de ser delicadas, agem de forma bruta e inconsequente, pois da mesma forma que estão de um lado podem um dia estar do outro.  
   O cliente de certa forma já liga querendo uma solução para o seu problema, e ele não quer saber se o operador tem ou não autonomia para solucionar o problema. Ele quer uma solução, até mesmo "aquele jeitinho", pois eles acham que podemos modificar o que já está formatado pelo sistema. Antes de chegar ao atendimento receptivo o cliente já passou por inúmeros atendimentos e o operador é a última pessoa que o cliente quer falar, se ele não resolver o problema já vai a última instância PROCON. Ou às vezes, o cliente nem sequer procurou atendimento correto e quer que o operador resolva.
   Já o operador, muitas vezes se entende, mas não justifica o mal atendimento, pois ficar mesmo que seja por um período de 6 horas com um fone no ouvido, escutando o cliente falar de seus problemas, até mesmo ouvi-lo gritar, xingar entre outras coisas é desgastante. Às vezes, se compreende a insensibilidade do operador, pois do outro lado da linha há uma pessoa que sofre pressões de todos os lados, é meta, é horário, é família, filho(s), é TMA, rechamadas, satisfação, vendas etc e tal.
   Quem está certo nesse jogo de empurra-empurra? Nem um nem outro. Infelizmente o mundo anda doente, uma doença crônica que assola a sociedade, e que faz as pessoas agirem de forma estúpida. As pressões existem, cabe a todos nós mudar o rumo da história e fazer  jogo inverter ao nosso favor, a pressão nos faz crescer a medida que entendemos que ela é imprescindível para o nosso crescimento, e a medida que não a deixemos nos sufocar ou aceitar as coisas de forma inerte. O que isso tem haver com o que eu estava falando anteriormente? Tudo! Basta entender que até para nascer sofremos pressão, seja ela por que a bolsa estourou ou o médico usou a fórceps. Não sobrevivemos a isso? Então podemos sobreviver a qualquer outra coisa, basta mudar o rumo da história!